Dois dos principais craques da atualidade no futebol brasileiro, Neymar e Lucas têm disputado uma maratona de jogos em 2012 entre compromissos dos seus clubes e da seleção brasileira. E apesar de Neymar ser titular da seleção e Lucas, não, o são-paulino é quem mais sofre até aqui. São 5779 minutos jogados nesta temporada, o equivalente a cerca de cem horas ou quatro dias de futebol. Neymar, por sua vez, tem 5206 minutos jogados no ano.
As estrelas, que nesta segunda-feira estarão juntas em evento de inauguração de um complexo de futebol society de Neymar, em São Paulo, mas apenas como espectadores, foram convocados para todas as partidas da seleção em 2012. O santista foi titular em 16 dos 17 confrontos e só foi poupado no amistoso contra a Dinamarca, em maio. Em nove vezes ficou os 90 minutos dentro de campo e em sete oportunidades foi substituído no segundo tempo. Já o são-paulino fez apenas duas partidas inteiras com a camisa verde-amarela e entrou na etapa final em 13 jogos.
Nos clubes, porém, Lucas é o mais requisitado. Neymar não costuma ganhar descanso do técnico Muricy Ramalho depois dos compromissos com a seleção e o próprio jogador faz questão de estar presente nos jogos do Santos. Ele já teve até jato fretado para chegar ao Brasil a tempo de defender a equipe da Vila Belmiro.
Em agosto, o craque participou de 82 minutos da vitória do Brasil por 3 a 0 em amistoso com a Suécia e no mesmo dia subiu em um jatinho particular para seguir da Escandinávia até Florianópolis, aonde jogou 90 minutos e marcou um golaço nos 3 a 1 do Santos sobre o Figueirense, pelo Campeonato Brasileiro.
Lucas em 2012:
- 5779 minutos jogados
- 49 jogos pelo São Paulo (37 jogos inteiros e 12 saindo no segundo tempo)
- 15 jogos pela seleção (2 jogos inteiros 13 entrando ou saindo no segundo tempo)
Neymar em 2012:
- 5206 minutos jogados
- 42 jogos pelo Santos (41 jogos inteiros e 1 saindo no segundo tempo)
- 16 jogos pela seleção (9 jogos inteiros pela seleção e 7 jogos saindo no segundo tempo)
Na semana passada, os dois ignoraram o cansaço da viagem da Polônia, palco da goleada brasileira sobre o Japão e um dia depois entraram em campo por seus respectivos times. O santista, que só deixou o jogo com o Japão no final do segundo tempo, até reclamou de cansaço antes da partida com o Atlético-MG, mas não mostrou nenhum sinal de fadiga em campo. Pelo contrário. O segundo gol santista no empate por 2 a 2 foi uma obra-prima do atacante, que ficou todos os 90 minutos no gramado. Lucas só atuou nos oito minutos finais do amistoso da seleção, mas teve que deixar a partida com o Atlético-GO, também disputada cerca de 24h depois do compromisso com o Brasil, no meio da etapa final, com dores nas costas.
Dois fatores explicam a diferença de minutos jogado de cada atleta: como ganhou descanso nas primeiras rodadas do Paulistão, no início do ano, devido à disputa do Mundial de clubes, em dezembro de 2011 e como perdeu mais partidas do Brasileiro por suspensão do que Lucas, Neymar jogou menos que o são-paulino.
Enquanto Lucas disputou 49 partidas pelo Tricolor em 2012, Neymar jogou 42 com o Santos. Nem mesmo o fato de Lucas ser mais substituído que Neymar em jogos do clube tira a diferença – o são-paulino foi sacado de campo 12 vezes, e o santista, apenas uma. E o ano ainda não acabou para os craques, já que restam seis rodadas do Brasileirão e dois amistosos da seleção para ser disputados. Lucas também tem a Copa Sul-Americana para jogar com o São Paulo.
A partir de 2013, o ritmo da ‘maratona’ vai diminuir para Lucas, que trocará a capital paulista por Paris em janeiro do ano que vem - jogará no PSG. Diferentemente do Brasil, na Europa os campeonatos param em jogos de seleções em datas da Fifa. Além disso, o calendário do Velho Continente é menos exigente. Já Neymar deve seguir tendo seu futebol 'sugado' até o limite.
Curta o GRUPO do blog Juarez Sports no Facebook
Postar um comentário